Pilot: um fone que pode traduzir conversas em tempo real

A Waverly Labs dá um grande passo na comunicação e lança um fone capaz de traduzir conversas em diferentes idiomas em tempo real.

Pilot tradutor

Publicado em 13/06/2016 por

Encontrar alguém que não fala a mesma língua que a sua é algo cada vez mais presente nos dias atuais. Mesmo que algumas pessoas consigam “se virar” ou mesmo estabelecer um mínino diálogo, muitas ainda ficam perdidas e não sabem o que fazer nessas horas. Agora, você já parou pra pensar em um dispositivo que traduzisse tudo por você? Você fala em Inglês e a pessoa ouve em francês, por exemplo. Parece mágica, mas não é.

Pensando numa maior facilidade de tradução e/ou conversação, a Waverly Labs lançou o Pilot, um fone de ouvido que permite uma tradução simultânea, funciona mais ou menos como o Google Tradutor e o Skype Translator, ferramentas que vêm tentando garantir tradução em tempo real. Mas o aparelho não é como um app, ele é um disponível que praticamente sussurra a tradução no seu ouvido.

O dispositivo ainda precisa de ajustes para ter um funcionamento perfeito, umas das falhas é o sinal para captar a voz e transformar em texto para ser traduzido e reproduzido no aparelho. Além disso, a tradução deve ser feita de maneira rápido, o que gera alguns problemas quando a conversa é longa. Mas tudo ainda tende a melhorar.

A princípio o produto só deve funcionar com algumas línguas, porém, deve ampliar depois. A ideia é permitir uma conversa mais intuitiva do que usando apps e programas para smartphones, e por enquanto exige apenas que as duas pessoas estejam usando o fone, conectado a um aplicativo, para a tradução acontecer.

O aparelho já está na sua pré-venda, custando em média US$ 299 (cerca de R$ 1,2 mil), mas só deve chegar ao mercado de fato em 2017.

A tecnologia acaba de dar uma grande passo para diminuir as dificuldades de comunicação, principalmente para aqueles que querem “quebrar” as fronteiras, viajar e se comunicar mundo a fora.