Brasileiros lideram compras online

O estudo Comércio Global Conectado, realizado pela Nielsen, afirmou que o Brasil é o primeiro país em comércio eletrônico na América Latina.

Brasileiros lideram compras

Publicado em 28/03/2016 por

Economia de tempo, facilidade de acesso, preço baixo e cupons de desconto são só algumas das inúmeras vantagens que levam o consumidor a fazer compras online. É um setor do comércio que está em expansão constante, isso porque cada vez cresce o número de acesso a esses serviços, além de acesso também as informações e aos meios de pagamento. 

Um estudo realizado pela Nielsen, Comércio Global Conectado, que entrevistou consumidores em 26 países, mostra que os brasileiros são os que mais compram online na América Latina. No Brasil, de 9 a cada 10 pessoas já fizeram compras online uma vez. Showrooming e webrooming se posicionam como as práticas mais recorrentes na compra on-line de um produto. Além disso, esse estudo também provou que os brasileiros usam mais cartão de crédito, sistema de pagamento digital e cartão de débito para compras na internet. Também existe outras opçõe de pagamento, mas são meios mais demorados em relação aos cartões, já que que nesse tipo de comércio o pagamento precisa primeiro ser confirmado para dar continuadade a entrega do produto.

Outro ponto importante do estudo realizado, é que ele mostra que embora 70% dos brasileiros tenham um smartphone e 47% um tablet, 86% dos entrevistados utilizam um computador/notebook para fazer compras. O que pode ser explicado pelo fato de que, embora sejam mais vantajosas as comprar online em relação as compras físicas, na hora de concluí-la ainda passamos por diversas "fases", e o uso de computadores e\ou notebook com certeza nos permite fechar a compra de forma mais rápida. O que também contribui bastante para esse número ser maior nos desktops, é que a maioria das pessoas quando vão comprar através de smartphones já vão direto ao ponto, e nos computadores o acesso e avisualização das diversas pratileiras online é melhor e mais fácil, o que mostra mais um série de produtos que muitas vezes também acabam nos interessando.

O estudo também afirmou que, a busca de informações sobre um produto, busca por ofertas, promoções e cupons, e, comparação de preços são algumas das atividades mais populares realizadas pelos entrevistados relacionadas à compras on-line.

Fonte: Meio e Mensagem