A Páscoa e os e-commerces

Você sabia?? A Páscoa tem grande relação com os e-commerces. Confira a matéria.

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Publicado em 13/03/2015 por

A Páscoa também costuma movimentar o mercado de varejo online, especialmente nos dias atuais. Com a facilidade da compra em lojas online, até mesmo os alimentos estão sendo cada vez mais buscados. O que ocorre em datas como esta é que lojas físicas ficam lotadas e extremamente difíceis de realizar compras. Diante disso, os consumidores tem comprado com grande frequência seus ovos de páscoa e kits de doces em lojas online, as quais possuem maior variedade de produtos, além de oferecer funcionamento 24 horas por dia. Outro fator mais encorajador é o fato de não ter filas e os preços mais baratos. Muitas lojas tem inovado nas vendas de alimentos de Páscoa e novos bombons/chocolates gourmets ganham espaço entre os desejos dos consumidores.


As vendas do período da Páscoa em 2014 giraram em torno de 1,6%, com tíquete médio de 70 a 100 reais em relação a 2013. Esse percentual foi menor que o ocorrido em 2013, que teve aumento de 5,6% em relação a 2012, segundo pesquisa do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Ressaltando que, estes valores não se associam somente aos e-commerces, o que houve foi uma diminuição do ritmo de compras de última hora na cidade de São Paulo principalmente, além da presença do feriado de Tiradentes emendado com a Páscoa em 2014, modificando o comportamento de compras dos consumidores. A inflação também carrega culpa nos atos diferenciados e mais freados dos consumidores do país.

Vale lembrar que, os vendedores online ganharão clientes e faturarão com vendas, se conseguirem ter um chamativo nesta data comemorativa em 2015. O importante é apresentar diferencial, para que o cliente seja atraído e se fidelize.
Não são somente as lojas de chocolates que vendem nesta data, mas as lojas de itens variados podem chamar a atenção dos clientes por meio de brindes e promoções. Por exemplo, uma loja de roupas e cosméticos podem entregar brindes como chocolates e coelhos de pelúcia, quando o cliente comprar em datas próximas à Páscoa.

Outra dica importante é fazer da ferramenta de e-mail marketing, uma fonte cada vez mais útil, lançando compras sem frete ou com descontos especiais. Assim, é possível oferecer estas vantagens, por exemplo, a alguém que comprou no dia das mães e é importante que retorne na Páscoa.
Apesar de um enfraquecimento das vendas de Páscoa no ano de 2014, uma pesquisa feita pelo PiniOn (Plataforma Online de Pesquisa de Opinião) demonstrou que 5% dos consumidores estão dispostos a comprar online nesta Páscoa. Então, todos os esforços são válidos, por parte dos e-commerces!

Fique de olho e nos acompanhe nos próximos posts.

Até mais!