Você sabe o que é Same Day Delivery?

O Same Day Delivery já tem sido praticado há algum tempo no exterior pela Amazon e Walmart, você sabe o que é?

Post 01

Publicado em 18/09/2015 por

O Same Day Delivery significa, no bom e velho português, “entrega no mesmo dia” e já tem sido praticado há algum tempo no exterior pela Amazon e Walmart, por exemplo. Aqui no Brasil, apesar de não ser muito conhecido ainda, já é aplicado por grandes e-commerces renomados, como Netshoes, Livraria Saraiva e Magazine Luiza.
O que faz do Same Day Delivery ser tão bom é o simples fato de proporcionar a experiência de uma compra online ser tão satisfatória como uma compra em loja física, onde já levamos o produto no ato, afinal, quantas vezes você já desistiu de um pedido online devido ao longo prazo para entrega e transporte que o site dava? Podemos apostar que algumas, pelo menos.

Mas por que não vemos muito a prática desse método por aqui?

A política de entrega do Same Day Delivery exige uma grande logísitca para um perfeito funcionamento. Como a cultura varejista do Brasil não possui o hábito de “entrega instantânea” alguns e-commerces podem enfrentar dificuldades para implantá-lo, as quais competem à mudança de planejamento, maior controle de estoque, treinamento de equipes e departamentos no geral e até mesmo quebra de paradigmas internos.

E como funciona a entrega?

É claro que, a entrega varia de empresa para empresa, de acordo planejamentos internos, mas há dois modelos os quais podemos citar como exemplo:
1 - O e-commerce agrega todos os pedidos com modalidade same-day faturados até às 18h, das 18h até às 19h é feita a separação dos produtos e às 19h chegam os mensageiros que farão todas as entregas até as 21h.
ou
2 - Pedidos realizados até ao meio dia, são entregues até as 22h; e negociações feitas após o meio dia são entregues até as 12h do próximo dia.

Lembrando que, são apenas exemplos, apenas pra entendermos melhor como é essa gestão.
Abaixo, mostramos um infográfico da Loggi, que ilustra a diferença entre um pedido convencional e um com o método Same Day Delivery aplicado, confira:

infográfico Same Day Delivery

Fonte: Loggi.com

Essa prática tem tudo para ganhar espaço aqui no Brasil, vamos torcer para isso acontecer logo, seria um grande passo para o comércio varejista online e, claro, uma grande vantagem para o consumidor.
Mas queremos saber, você passaria a comprar online com mais frequência se recebesse a mercadoria no mesmo dia? Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima.