16 coisas que você provavelmente não sabia sobre: Dia dos Namorados

Curiosidades, estimativas, histórias e lendas sobre esse dia. Vale conferir!

Dia dos namorados capa2

Publicado em 20/05/2016 por

O Dia dos Namorados no Brasil, ou Valentines Day em outras regiões do mundo é mesmo um dia muito especial e muito esperado pela maioria dos casais. Aqui vão algumas curiosidades sobre esse dia, estiamativas e histórias interessantes para você impressionar o seu amor! 

Comemoração
1- No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Essa data foi estabelecida por interesses meramente comerciais, para movimentar o mês de Junho que era um dos mais fracos em vendas. O dia foi escolhido por anteceder o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
2- Nos Estados Unidos e nos países da Europa, essa data, conhecida como Dia de São Valentim, tem um motivo mais nobre, pois ela foi criada em homenagem ao Padre Valentim, que continuou casando os apaixonados mesmo quando o Imperador Cláudio II proibiu os matrimônios.
3- No Japão, desde 1936 há comemorações nessa data, mas lá a tradição é de que as mulheres que devem declarar seu amor aos homens entregando-lhes caixas de chocolate.
4- Na Itália a comemoração é regada a banquetes e troca de presentes, enquanto no Reino Unido os casais costumam trocar chaves e fechaduras como forma de exaltar o amor eles.

Cartões


5-
No dia de São Valentim é comum também que as crianças troquem cartões entre elas.
6- No museu Britânico, em Londres, encontra-se um dos cartões mais antigos escrito nessa data. Foi escrito pelo duque de Orleans, Charles, em 1945, para a sua amada enquanto ele estava preso na Torre de Londres. (A maior prova de que não tem desculpa pra romântico e entregar pelo menos um cartãozinho com uma mensagem no dia dos namorados.)
7-Endereçadas para Julieta, de Shakespeare, em Verona, estima-se que nesse dia chegam mais de mil cartas pedindo conselhos amorosos a ela. (Conselhos não correspondidos então?).

Flores


8- Além de vermelho ser a cor que representa o amor, as rosas vermelhas eram as preferidas de Vênus, Deusa do amor. Por isso é tão comum dar esse tipo de rosas quando se está apaixonado.
9- 75% das pessoas que compram flores no Dia dos Namorados são homens, e, 15% das mulheres que recebem flores nesse dia foram presenteadas por si mesmas. (Amor próprio é tudo!)
10- Cerca de 50 milhões de rosas são trocadas entre casais no Dia de São Valentim. ( Imagina de contássemos essas mulheres que presenteiam a si mesmas?)

Chocolate


11- Dar chocolate no Dia dos Namorados é tão comum quanto dar flores, isso quando eles não vêm juntos. Mas namorado que é namorado compra chocolate em forma de coração! Estima-se que 35 milhões de chocolate em formato de coração são comprados nessa data.
12- A primeira caixa de chocolate produzida para o Dia dos Namorados foi em 1800. Devemos agradecer ao criador Richard Cadbury que nos deu essa opção tão certeira e deliciosa.
13- Nesse mesmo ano os psicólogos recomendavam chocolate aos seus pacientes para que amenizasse a dor de quem sofria de amor.( Até hoje é uma boa consolação, não?)

Casamento


14- Há uma estimativa que no Dia dos Namorados sejam feitos 220 mil pedidos de casamento.
15-
Se você quer casar com o seu grande amor basta beijá-lo à meia-noite debaixo do Arco Upham, na Universidade de Miami. Pois há uma lenda que se você beijar alguém nesse local, vocês se casarão.
16- Caso a tentativa acima não de certo, há também uma lenda na Universidade de Richmond, nos Estados Unidos, que diz que se você beijar alguém no gazebo (que fica localizado exatamente onde lagos da universidade se encontram) vocês se casarão. (Não falta superstição para casamentos, em? Basta acreditar.)